segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A "alegria" do carnaval


A alegria do homem torna mais longa a sua vida” (Eclo 30,22-26).

A verdadeira alegria brota de um coração puro, que ama a Deus e ao próximo; tem a consciência tranquila e sabe que está nas mãos de Deus. Mas o mundo sempre confunde alegria com prazer; quando não são a mesma coisa. Prazer é a satisfação do corpo; alegria é a satisfação da alma. Há prazeres justos e até necessários, como o sabor que Deus colocou nos alimentos, o prazer do ato sexual do casal unido pelo matrimônio... Mas há também prazeres injustos, por isso, pecaminosos, quando se busca a satisfação do corpo apenas como um fim: a bebida, o sexo fora ou antes do casamento, as drogas, as aventuras que põem a vida em risco, etc.. Isso acontece quando se abusa da liberdade e se usa mal as coisas boas. Isso tem nome: libertinagem. Por exemplo, pode ser um gesto de alegria beber um copo de vinho com os amigos, mas pode se tornar um gesto de prazer desordenado se houver o abuso da bebida e se chegar à embriaguez. O mal quase sempre é o uso mau, o abuso das coisas boas. Quantos crimes e acidentes acontecem por causa dessas libertinagens!
E o CARNAVAL já está chegando, tempo que para muitos se transformou em liberação de todos os instintos, busca frenética da “alegria” e do prazer. A distorção da alegria nessa festa pode se transformar em sofrimento para a própria pessoa e para os outros, porque sabemos que “o salário do pecado é a morte” (cf. Rm 6,23). Não pense que você pode ser feliz no pecado; isso é uma ilusão. Eu particulamente acho um absurdo, a sociedade distribuir a CAMISINHA para que os foliões brinquem, gozem, mas sem o perigo de se contaminarem. Preserva-se o corpo e mata-se a alma; defende-se o prazer e a orgia e afunda-se a moral. O correto é ensinar os jovens a viver o sexo no lugar certo, no casamento, e não estimulá-los fora de hora.


Nos pecados nós encontramos o caminho da morte; nas virtudes encontramos o caminho da paz.


Nossa vida é consequência de nossas escolhas e nossos atos. Se plantarmos coisas ruim certamente colheremos coisas ruins. Portanto precisamos estar sempre plantando amor, paz, união, sabedoria, fé, esperança... para podermos colher tudo isso.
Há um ditado popular que diz assim: "Fazer o bem sem olhar a quem". A verdadeira alegria nasce de fazer o bem; quanto mais bem você faz às pessoas, mais será feliz. Pode ter certeza disso. É muito fácil amar quem convive com você dentro da sua casa, amar àqueles que amam você, mas o desafio é: AMAR àqueles que você nem ao menos conhece. O pecado é perfumado e se apresenta a você na hora da sua fragilidade. Cuidado! "Se o pecado é sua maior tristeza, deixa a santidade ser sua maior alegria" Não basta dizer: deixe a tristeza do pecado e venha viver a alegria das virtudes. A receita é: Vigie e ore. Os pecados entram pelas janelas da alma, que são os sentidos, então feche os olhos, a boca, as mãos, se você sabe que por eles pode chegar ao pecado. Os dias de carnaval nos oferecem grandes oportunidades para o pecado, tanto nas ruas, como na televisão, internet e nos clubes. Não é nisso que reside a verdadeira alegria; esta pode ser encontrada no convívio saudável do lar com a família, na igreja, na leitura de bons livros e da Palavra de Deus; num tempo mais dedicado à oração, no ouvir uma boa pregação, num gesto de caridade a uma pessoa que precisa de você.

Pense nisso e saiba aproveitar da maneira correta o CARNAVAL .
Ótima semana a todos.
Que DEUS nos abençoe ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário